Como mudar uma primeira experiência negativa com a terapia?

Lívia Barros

3/3/2025

Se a sua primeira experiência com a terapia não foi como você esperada, é natural sentir frustração ou até mesmo hesitar em tentar novamente. Muitas pessoas passam por isso e acabam desistindo do processo terapêutico sem considerar que, assim como em qualquer relação humana, a conexão com o terapeuta precisa ser construída. Nem sempre encontramos a abordagem teórica ou o profissional certo logo de primeira. E está tudo bem!

A psicoterapia é um espaço de escuta atenta e de acolhimento, mas cada psicólogo tem sua forma própria de condução do processo, e cada abordagem trabalha de maneira diferente. Às vezes, o que não funcionou foi o estilo do profissional, o método utilizado ou até a falta de afinidade com o terapeuta escolhido. Isso não significa que a terapia não seja para você, mas talvez seja preciso explorar ainda outras possibilidades. A abordagem junguiana, por exemplo, valoriza a singularidade de cada indivíduo e busca um caminho de autoconhecimento, respeitando o ritmo e a história de quem está na jornada de transformação pessoal.

Se você já teve uma experiência ruim com algum terapeuta, mas sente que ainda precisa de ajuda, não desista! Faça isso por você! Encontrar o terapeuta certo pode fazer toda a diferença para o seu processo de transformação. Se dê uma nova chance! Agende uma conversa e vamos juntos entender o que você precisa para que a terapia seja, de fato, um espaço de crescimento e acolhimento para você.