Como reconhecer os sinais de que devo buscar a terapia?

Lívia Barros

1/31/2025

Nem sempre é fácil perceber quando precisamos de ajuda, afinal, muitos sinais de sofrimento emocional podem ser normalizados no dia a dia. No entanto, se você tem sentimento de ansiedade constante, tristeza profunda, cansaço excessivo ou dificuldade em lidar com conflitos, pode ser o momento de olhar para isso com mais atenção. Problemas nos relacionamentos, crises de identidade e sentimentos de vazio também são alertas importantes.

A terapia não é apenas para os momentos de crise. Ela ajuda a compreender padrões, a desenvolver habilidades emocionais e a resgatar o sentido da vida. Muitas vezes, tentamos resolver tudo sozinhos, mas contar com um profissional da psicologia pode ser fundamental para trazer mais clareza de pensamento e nos abrir para novas possibilidades. Se você sente que está preso aos mesmos desafios, repetindo padrões e ciclos de sofrimento ou lidando com angústias que não passam, buscar ajuda pode ser um grande passo.

Na terapia é possível criar um lugar seguro para despejar as dores da alma e se permitir transitar com mais leveza. Longe da ideia religiosa da confissão, terapia não é lugar de julgamento, de castigo ou penitência. É um lugar seguro para de desvendar, compreender as sombras e resinificar o que fizer sentido.

Cuidar da saúde mental é um verdadeiro ato de coragem e autoconhecimento. Se algum desses sinais ressoou em você, talvez seja hora de considerar uma terapia. O primeiro passo pode parecer difícil, mas é também o começo de um caminho de transformação que pode ser desafiador, mas também muito belo e gratificante.