Em tempos de Inteligência Artificial, como anda a sua Inteligência Emocional?

Lívia Barros

3/17/2025

Vivemos na era da tecnologia avançada, onde a Inteligência Artificial executa tarefas com precisão, antecipa nossas necessidades e até conversa conosco. Enquanto as máquinas processam dados rapidamente, com muita objetividade, nós, humanos, precisamos lidar com um turbilhão de emoções complexas, com decisões baseadas em sentimentos e com relações interpessoais desafiadoras. De que adianta estarmos tão conectados ao mundo digital se estivermos vivendo desconectados de nós mesmos?

Aí é que entra a Inteligência Emocional. Ela nos permite refletir, compreender e regular nossas emoções, além de desenvolver empatia e melhorar as nossas relações. Em um mundo acelerado, onde tudo parece instantâneo e as relações são líquidas, saber lidar com frustrações, medos e incertezas se torna essencial. Diferentemente da IA, que aprende com padrões, precisamos voltar nosso olhar para dentro, processar experiências e ressignificar vivências para evoluir emocionalmente.

A boa notícia é que as habilidades emocionais, como autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e gerenciamento de relacionamentos, podem ser desenvolvidas e lapidadas. A psicoterapia é um espaço seguro para ampliar seu repertório de autoconhecimento e fortalecer sua inteligência emocional, permitindo que você gerencie suas emoções e enfrente melhor os desafios internos e externos que se apresentam na vida. 

Fica, então, o meu convite para você iniciar seu processo terapêutico na direção de equilibrar os recursos que a tecnologia lhe fornece com um olhar mais profundo para si, despertando para seu verdadeiro potencial emocional. Vem comigo!